Comissão de Estatística e Cadastro do Reino

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Comissão de Estatística e Cadastro do Reino

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AHMOP/CECR

Tipo de título

Atribuído

Título

Comissão de Estatística e Cadastro do Reino

Datas de produção

1820-04-05  a  1856-08-30 

Dimensão e suporte

Papel

Entidade detentora

Arquivo Histórico de Obras Públicas

História administrativa/biográfica/familiar

O Decreto de 30 de Setembro de 1852, que organizou o Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria, criado por Decreto com força de Lei de 30 de Agosto de 1852, criou secções de estatística nas respectivas Repartições de Agricultura, de Comércio e de Manufacturas. Data desta altura a criação de um aparelho estatístico específico, com a formalização das operações estatísticas em relação às questões fiscais; bem como, a dotação de pessoal para os serviços estatísticos. Estas operações estatísticas estavam relacionadas com as questões fiscais, na medida em que o principal objectivo do cadastro era basear o imposto sobre a terra.O Decreto de 8 de Agosto de 1857 cria a Comissão Central de Estatística no Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria e comissões distritais de estatística e a Lei de 6 de Junho de 1859 e o Decreto de 5 de Outubro de 1859, que reorganizaram o Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria, criaram uma Repartição de Estatística na respectiva Direcção de Comércio e Indústria. O mesmo aconteceu com o Decreto de 16 de Dezembro de 1869, o qual, contudo, substituiu de novo o Conselho Geral de Estatística pela Comissão Central de Estatística. Nenhuma alteração resultou da reorganização do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria levada a cabo pelo Decreto de 28 de Julho de 1886, mas o Decreto de 3 de Fevereiro de 1887 voltou a substituir a Comissão Central de Estatística por um Conselho Superior de Estatística. O Conselho Superior de Estatística foi reformado pelo Decreto n.º 1 de 1 de Dezembro de 1892.

História custodial e arquivística

O fundo documental foi integrado no Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria, por continuidade funcional, por ser o organismo do Estado ao qual foram atribuídas competências no âmbito da estatística.

Âmbito e conteúdo

Conjunto documental referente à divisão e limites dos concelhos; mapas estatísticos da população do Continente e Ilhas; pedidos e esclarecimentos sobre limites de concelhos.

Sistema de organização

Séries de acordo com a organização original do produtor.

Condições de reprodução

Reprodução para exposição, publicação e utilização comercial mediante autorização

Instrumentos de pesquisa

Ficheiro manual

Existência e localização de originais

Estante 23 a estante 24

Existência e localização de cópias

MicrofilmeBobine 17 a bobine 24

Unidades de descrição relacionadas

Comissão encarregada de Propor o Plano da Nova Divisão Eclesiástica e Administrativa